1. Abra o menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador ou, dependendo da versão do Windows, apenas Computador ou Este Computador e selecione Propriedades.

  2. No menu de propriedades do Sistema , encontre e clique em Gerenciador de dispositivos para ver uma lista completa do hardware do seu computador.

  3. Para encontrar sua placa de som, expanda o menu Controladores de som, vídeo e jogos. Sua placa (ou placas) de som estará sinalizada com o ícone de um alto-falante.

    No Gerenciador de dispositivos, você pode encontrar informações sobre todos os componentes de hardware do seu computador para saber mais detalhes sobre seu sistema. Clique com o botão direito do mouse no dispositivo sobre o qual você deseja obter mais informações e selecione Propriedades para ter acesso a diversos detalhes e opções.


Atualizar o driver de seu dispositivo com base no driver do fabricante em geral envolve o download de um arquivo de instalação. O arquivo irá incluir o driver mais recente ou um programa que gerencie diversas opções adicionais de personalização do seu dispositivo. 

Caso escolha essa opção, o melhor é encontrar instruções e etapas adicionais diretamente com o fabricante do seu dispositivo. Abaixo estão alguns dos fabricantes mais conhecidos de placas de vídeo e de som. 


Fabricantes de placas de som

Se o fabricante do seu hardware não está listado em um dos grupos acima, você poderá encontrar seu site com uma busca simples na Internet.